Cocal do Sul irá oferecer curso de italiano de forma gratuita

Capacitação será ofertada como projeto extraclasse, no contraturno escolar, para os estudantes da rede municipal de ensino

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Cocal do Sul

É com o objetivo de difundir a língua e a cultura italiana com qualidade para ampliar conhecimentos, resgatar origens e oportunizar crianças, jovens e adultos para o mercado de trabalho que o Governo Municipal de Cocal do Sul disponibilizará, nos próximos meses, aulas de italiano. A prefeitura firmará um convênio com o Consulado Geral da Itália e o Centro di Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina para oferecer a capacitação como um projeto extraclasse, no contraturno escolar, para os estudantes da rede municipal de ensino.

- PUBLICIDADE -

Nesta semana, uma comitiva de Cocal do Sul foi recebida pelo presidente do Centro di Cultura Italiana, Alcir Empinotti, e pela assessora Denyse Maccari da Silva. Durante o encontro, realizado em Curitiba/PR, foram dados os primeiros encaminhamentos burocráticos para a concretização do projeto. Participaram da reunião a vice-prefeita de Cocal do Sul, Cirlene Gonçalves Scarpato; a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Ana Paula Cechinel; o diretor de Cultura e Turismo, Juarez Fogaça; a presidente do Circulo Italiano, Neide De Pellegrin; e o integrante Orlei Sartor.

Além das aulas para crianças e adolescentes, o projeto também prevê curso gratuito de italiano para adultos.

Capacitação

Segundo Aninha a primeira fase do convênio prevê a capacitação de professores do município. “As aulas são subsidiadas pelo Governo Italiano. Toda metodologia, material didático e preparação do professor será feito pelo Centro di Cultura Italiana. Nesta sexta-feira nós estaremos providenciando toda documentação. O material é muito bom. Nós acreditamos que até setembro o cônsul italiano estará no município para oficializar esta parceria. Em seguida, daremos início às aulas. Para nós, esta iniciativa é um grande avanço para o município, pois estaremos incentivando e valorizando ainda mais a nossa cultura e dando oportunidade para que nossos jovens possam aprender uma nova língua e vislumbrar outros horizontes”, destaca.

O Centro di Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina foi fundado em 1992. É uma associação sem fins lucrativos reconhecida pelo Governo Italiano por meio do Ministero degli Affari Esteri, como Ente Gestor no trabalho de difundir a língua e cultura italiana na Circunscrição Consular dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Em 20 anos de atuação no mercado, já atuou em mais de 60 municípios e oferece ainda um leque de cursos para cerca de 6 mil alunos, entre adultos e adolescentes, de acordo com as necessidades culturais, sociais e profissionais.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Cocal do Sul

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.