Estação Cocal inicia Programa Vizinho Solidário

Foto: Angelica Brunatto/DN
- PUBLICIDADE -

Mobilizados há cerca de dois meses, os moradores do distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, uniram forças em prol da paz. Após assaltos terem sido registrados no local, a comunidade deu início ao Programa Rede de Vizinhos Solidários. Esta foi a forma encontrada para auxiliar o trabalho das forças policiais e contribuir para a redução dos índices de criminalidade.
Neste sábado, os moradores se reuniram e oficializaram o início do projeto com a distribuição de placas à vizinhança. Maria Edla Ridieri de Souza, de 68 anos, foi a primeira a fixar a placa em frente de casa. Ela vive há mais de 40 anos no distrito e conta que os crimes começaram a ser registrados apenas nos últimos três. “Para mim é muito bom participar deste. Antes era só roubos e com a comunidade organizada as ladrões sumiram”, comenta.

De vizinhos a amigos
Nesta primeira etapa, o projeto conta com 140 casas cadastradas. Conforme a moradora Silvana Maria Harger, um grupo em um aplicativo de mensagens foi criado, onde os moradores compartilharão informações relacionadas à segurança.
Mas, o programa vai muito além da troca de mensagens. Busca resgatar algo que há muito tempo havia se perdido: a amizade entre vizinhos. “Queríamos fazer algo para ver mais solidariedade entre os vizinhos. Antes nós éramos apenas conhecidos, agora somos amigos. É um sentimento que estava adormecido e que agora vai prevenir a criminalidade”, salienta Silvana.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Angelica Brunatto

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.