TRE destaca números das Eleições 2016

- PUBLICIDADE -

Marciano Bortolin

Florianópolis

- PUBLICIDADE -

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promoveu entrevista coletiva nesta terça-feira para repassar orientações sobre as eleições municipais que acontecem no próximo domingo, 2. Entre os assuntos enfatizados pelo presidente da instituição, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, está o cadastramento biométrico, os números de títulos de eleitores cancelados, mesários, recursos julgados pela Justiça Federal do estado, segurança da urna, entre outros. “As eleições municipais são as mais importantes, pois é nela que se definem os candidatos para o pleito que elege representantes estaduais e federais. Buscamos garantir que os eleitores cheguem às urnas com tranquilidade”, salienta.

Para este ano, são cinco milhões de eleitores aptos para votar em Santa Catarina, sendo 25% com identificação biométrica. “Depois do pleito voltaremos a fazer os cadastros para chegarmos a 100% nos próximos anos”, completa o desembargador.

Em Santa Catarina serão mais de 65 mil mesários voluntários que trabalharão no domingo.

Processos

O TRE recebeu neste ano cerca de 17,3 mil registros de candidatura no primeiro grau, somando 16,8 mil deferimentos e 386 indeferimentos. Atualmente, 349 recursos foram ingressados, sendo que 250 já estão decididos e outros 118 estão em tramitação. “Objetivando presidir estas Eleições Municipais, o TRE julgou numerosa muitos processos, envolvendo direitos políticos com suspensão e perda, alistamento eleitoral, filiação partidária, prestações de contas, desincompatibilização, inelegibilidades, registro de candidaturas e impugnações, propaganda política partidária, captação ilícita de recursos, condutas vedadas aos agentes públicos, investigação judicial eleitoral por abuso de poder político e econômico, impugnação de mandato eletivo, crimes eleitorais, entre outros”, fala o vice-presidente do TRE, desembargador Antonio do Rêgo Monteiro Rocha.

Mudança de endereço

O TRE anunciou algumas mudanças de locais de votação. Na região, somente Araranguá teve mudança. Quem votava no Centro Comunitário Morada do Sol agora devem ir à Universidade do Sul de Santa Catarina, na Avenida Governador Jorge Lacerda.

Os números das eleições em Santa Catarina:

 

5 milhões de eleitores aptos a votar em SC

25% com identificação biométrica

66 mil mesários nestas eleições

17,3 mil registros de candidatura no primeiro grau

16,8 mil deferimentos

386 indeferimentos

349 recursos

250 recursos decididos

118 recursos tramitando

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.