Prefeito Sandro Maciel está entre os cinco melhores gestores do País

Chefe do Executivo foi reconhecido nacionalmente em premiação do Tribunal de Contas da União (TCU)

Premiação foi recebida em Brasília. (Foto: Divulgação/DN)
- PUBLICIDADE -

Araranguá

O prefeito Sandro Maciel (PT) colocou o Município de Araranguá em evidência no País ao receber importante premiação em Brasília. O Tribunal de Contas da União (TCU) homenageou municípios, organizações federais de administração direta e indireta, e empresas públicas com as melhores práticas de gestão com Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas, em ato realizado na sede do órgão em Brasília.

- PUBLICIDADE -

Entre os premiados estava o prefeito Sandro Maciel, único gestor público municipal escolhido da Região Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná), como exemplo de gestão e aplicação de recursos revertendo os impostos pagos pela sociedade em bons serviços públicos.

Além de Araranguá (SC), somente Fortaleza (CE), São José do Rio Preto (SP), Araguaina (TO), Nova Andradina (MG), um em cada região brasileira, foram agraciados. Foram escolhidos outros três órgãos da administração direta do governo federal: Banco Central do Brasil, Ministério da Educação e o Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro. Da administração indireta, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Nordeste, e o Hospital de Clinicas de Porto Alegre também conquistaram a honraria.

O chefe do executivo araranguaense agradeceu o apoio recebido. “Quero agradecer as manifestações de apoio que recebi com relação ao Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas. Foram tomados por base 240 indicadores para se chegar aos escolhidos. O Tribunal de Contas da União foi o órgão organizador com apoio dos Tribunais de Contas dos Estados. Além do diploma e troféu recebi uma bolsa de estudos do Instituto Brasileiro de Direito Público, de Brasília, para uma pós em Gestão Pública. Quero compartilhar esta honraria com todos que ajudaram na gestão. Muito obrigado”, agradeceu.

O prefeito destacou ainda a visibilidade que o município ganhará a partir da premiação. “Para termos uma ideia da dimensão que é receber este reconhecimento do TCU, os municípios e instituições que receberam o Prêmio são indicados como melhores locais para a iniciativa privada investir. Sem dúvidas, isto terá um impacto positivo em breve para a economia de Araranguá”, revela Sandro que esteve acompanhado do secretário municipal de Administração e Finanças, Fernando Marcelino, na cerimônia de premiação.  O evento contou a presença do presidente Michel Temer, do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, e do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Sobre a avaliação

A escolha dos premiados aconteceu com base em critérios estabelecidos a partir de princípios de governança. Tais critérios foram compilados no Índice Geral de Governança (IGG), desenvolvido pelo TCU para avaliar os entes federais, e no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), aplicado pelos tribunais de contas dos estados para mensurar a governança em entes municipais. O desempenho desses entes públicos foi avaliado diante dos critérios de governança: liderança, estratégia e controle.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.