Idosos se formam bombeiros comunitários

- PUBLICIDADE -

Sombrio

Na noite da última segunda-feira, 37 idosos de Sombrio que participam do grupo Melhor Idade, se formaram no Curso de Bombeiro Comunitário, promovido pelo 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros em parceria com a Secretaria de Assistência Social, em evento realizado no Centro de Integração da Terceira Idade, no Bairro São José.

- PUBLICIDADE -

O curso começou no dia 24 de Agosto e se encerrou no dia 16 de Novembro, dando orientações sobre defesa Civil, Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Atendimento Primário Traumáticos de Acidentes, buscando levar mais conhecimento aos idosos em trabalhos de prevenção ou de sinistros.

“Aqui deixamos mais 37 cidadãos preparados para ajudar a comunidade, dedicar suas vidas a trabalhos que gerem o bem comum a seus próximos”, disse o comandante dos Bombeiros de Sombrio, I Tenente Marcelo Della Giustina da Silva.

Bombeiros Sombrio - foto divulgação (1)-minExercícios físicos também foram temas das aulas promovidas por oito bombeiros instrutores nas 20 horas/aulas do curso.

“Nosso trabalho é preventivo, buscando o cumprimento de direitos e oferecendo bem estar aos nossos idosos e o curso veio exatamente neste caminho, fortalecendo esse projeto”, salientou Rosane Goulart, coordenadora do Citi.

O Secretário Municipal de Administração, José Sidnei Januário, representou o prefeito Zênio Cardoso no ato, exaltou a parceria com os bombeiros e elogiou a vitalidade dos idosos de Sombrio, falando dos trabalhos da Prefeitura voltados ao grupo.

“O cuidado que temos com nossas crianças e com vocês é praticamente o mesmo. Atividades diárias. Alimentação balanceada. Aulas em cursos interessantes, cuidados com suas saúdes. Enfim, quase tudo o que temos feito às crianças, fazemos por vocês. E não vamos parar. Quero então parabeniza-los por esta formatura de hoje, no Curso de Bombeiros da Melhor Idade”, disse Zezé.

Banho e vida salva

Após a entrega dos certificados, o tradicional banho dado quando bombeiros são promovidos ou formados foi dado também nos idosos, arrancando muitas risadas e arrepios de frio, graças a água gelada jogada do caminhão do Corpo de Bombeiros e do ventinho frio que batia no início da noite.

Bombeiros Sombrio - foto divulgação (3)-minEm seu discurso, a coordenadora Rosane falou sobre Orivaldo Medeiros, de 80 anos, integrante do grupo e que iniciou o curso junto de todos os colegas. O pouco conhecimento que recebeu nas primeiras aulas o fez identificar seus próprios sintomas de infarto que estava sofrendo em casa, quando avisou a esposa e a filha e foram ao hospital, confirmando a suspeita e sendo atendido antes mesmo de se concretizar o problema. Hoje, Orivaldo está bem se recuperando de forma tranquila.

“Foi graças ao curso, às primeiras aulas, que ele conseguiu salvar a própria vida. É claro que eles não vão sair do curso achando que são super heróis, mas até isso eles aprenderam, a questão do limite do que sabem e que estão prontos sim para ajudar”, concluiu Rosane.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.