HNSC se reúne com prefeitos eleitos da região

A direção reuniu-se com os prefeitos eleitos dos municípios da Amurel, com a finalidade de melhorar o atendimento no setor

- PUBLICIDADE -

Tubarão

Em todo o Brasil a superlotação nos Serviços de Emergência é um dos problemas enfrentados por instituições de saúde, governo e usuários do Sistema Único de Saúde. No Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, a situação não é diferente. O que se verifica todos os dias no setor da instituição é a utilização desses serviços por pacientes estáveis, que poderiam ser atendidos em ambulatórios e postos de saúde de toda região da Amurel. Segundo dados estatísticos do HNSC, 81% das pessoas que procuram a emergência do hospital não apresentam problemas que justifiquem estarem naquele local, são casos considerados, de acordo com a classificação de risco, ‘pouco urgente’ e ‘não urgente.’

- PUBLICIDADE -

Diante dessa situação que vem sendo enfrentada há anos pela instituição, a direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição, reuniu-se com os prefeitos eleitos dos municípios da Amurel, com a finalidade de melhorar o atendimento no setor, através de ações de melhorias em conjunto com as prefeituras da região.

HNSC - Tubarão - foto divulgação (2)Neste dia, cerca de 10 prefeitos eleitos participaram do encontro e, na ocasião, tiveram a oportunidade de acompanhar os históricos de atendimentos na Emergência por município, no período de janeiro a outubro deste ano. Além disso, os prefeitos tiveram conhecimento da apresentação dos resultados do Setor de Emergência, que acumula em 2016, em média um prejuízo de R$ 365 mil reais/mês.

Para a diretora executiva do HNSC, Patricia de Toledo, essa foi a oportunidade dos dirigentes da instituição expor a real situação do Setor de Emergência aos novos prefeitos e pedir apoio na busca de soluções para que o hospital continue a oferecer atendimento digno à população.

Durante a reunião, algumas sugestões foram propostas pelos prefeitos eleitos. Uma delas foi o agendamento de uma audiência junto ao secretário de Estado de saúde, em conjunto com as prefeituras da região. O prefeito eleito de Tubarão, Joarez Ponticelli, era um dos presentes no evento e como o maior número de atendimentos na Emergência é oriundo dos pacientes de Tubarão, se propôs a assumir um compromisso em auxiliar a instituição, por meio de uma gestão compartilhada na área da saúde em parceria com o HNSC e Unisul. “Todos aqui sabem da importância desta instituição hospitalar na assistência à saúde e juntos, devemos procurar soluções para melhorar o atendimento da rede pública em nosso município que, consequentemente, refletirá na redução do número de atendimentos considerados ambulatoriais no serviço de emergência do HNSC”, conclui Joarez.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.