Gaúchos celebram a saga Farroupilha

- PUBLICIDADE -

Para a família de Delmar Grings que há 14 anos deixou São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, para viver em Criciúma, a semana do dia 20 de setembro é de comemoração pela lembrança da Revolução Farroupilha. A data que é considerada muito importante para os gaúchos, continua sendo lembrada, mesmo após 181 anos da Guerra dos Farrapos.

“Vim para Criciúma porque aqui nós temos oportunidade para o trabalho. Mas a tradição de comemorar o dia 20 de setembro é mantida até mesmo longe do Rio Grande do Sul. É uma gratidão aos nossos antepassados que com o suor e sangue lutaram pela liberdade do nosso Estado”, comenta.

Churrasco, música e a chama crioula

- PUBLICIDADE -

Para comemorar mais uma Semana Farroupilha, cerca de 300 pessoas se reuniram no Recanto Gaúcho para celebrar a data. A festa teve início com o acendimento da chama crioula. “Nós estimamos que somos cerca de 20 mil gaúchos em Criciúma e por isso procuramos manter viva essa tradição. Estou em Criciúma há 30 anos e sempre realizamos algum ato para lembrar este dia”, comenta Luiz Henrique Pires, natural de São Luiz Gonzaga, na região das Missões, no Rio Grande do Sul.

O encontro teve início com o acendimento da chama crioula e o canto do hino do Rio Grande do Sul. Logo após foi servido o almoço e para encerrar o grupo Baile de Candieiro cantou par aos presentes. “Em outros municípios como Morro da Fumaça, Içara, e Arroio do Silva, que inclusive é feriado no dia 20, várias atividades também foram realizadas”, aponta Luiz.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Jéssica Pereira
Em: Criciúma

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.