Família mantém tradições para a noite da virada

Vestida de branco, Rosa Maria distribui folhas de louro para a família para não faltar dinheiro

- PUBLICIDADE -

Angelica Brunatto

Morro da Fumaça

- PUBLICIDADE -

A passagem de cada ano tem um significado especial para a cozinheira Rosa Maria Ramos Apolinário, de 63 anos. Desde pequena, o Revéillon é um momento de reencontrar amigos e de estar perto da família. De origem italiana, ela mantém as tradições trazidas pelos antepassados e tem fé de que cada novo ciclo que inicia será melhor que o anterior.

Ano novo na praia

Na praia de Esplanada, a casa de Rosa está pronta para receber filhos, netos e amigos para a passagem do ano. Entre família e amigos, cerca de 30 pessoas estarão juntas para comemorar a chegada de 2017. Por isso, uma ceia especial é preparada com carinho. No cardápio, o tradicional pernil à Califórnia. “Também levamos comida em consideração no ano novo. Não comemos galinha nesta data, por exemplo”, explica a cozinheira. O porco é um dos alimentos que simbolizam sorte para o novo ano.

O guarda-roupa também é renovado nesta época. A roupa nova é predominantemente branca. “O significado do ano novo é sempre a esperança de um mundo melhor”, aponta Maria.

Superstições para sorte

Quando o relógio marca meia noite, toda a família se reúnem em volta da mesa e dá as mãos. O momento é de oração. “Refletimos sobre o ano que passou e rezamos. Depois, aqueles que quiserem fazem um discurso e nós sempre nos emocionamos”, lembra.

Após a oração, Rosa continua as tradições em casa e distribui folhas de louro a todos. Conforme a superstição, a folha deve ser colocada na carteira e mantida durante todo o ano. “A quem acredita, o louro fará com que nunca falte aquele troco na carteira”, diz.

Outra tradição, passada de geração a geração, envolve uvas brancas. “Cada pessoa come três uvas, joga a pele para trás e faz um pedido de ano novo”, afirma.

Outras simpatias

Para garantir sorte, uma das simpatias mais comuns entre aqueles que passam a virada do ano na praia é pular sete ondas, sempre desejando coisas boas em cada uma delas. Nunca deixar os bolsos vazios na hora da virada é uma das formas de também garantir dinheiro para o restante do ano.

Outra maneira de garantir um ano novo com bastante prosperidade é atentar às cores utilizadas na hora da virada. O branco remete paz, o vermelho a paixão e é utilizado por aqueles que estão em busca de um grande amor. Já aos que pedem por dinheiro, a cor a ser escolhida deve ser o amarelo. O verde, por sua vez, remete à esperança.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.