Dia D de vacinação é neste sábado

- PUBLICIDADE -

VacinaçãoMarciano Bortolin

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Iniciada na segunda-feira, 19, a Campanha Nacional de Atualização das Cadernetas de Vacinação chega ao Dia D neste sábado, 24. As unidades de saúde dos municípios da região permanecerão com as portas abertas das 8h às 17h para receber os pais que devem levar os filhos de zero a cinco anos. Crianças com nove anos e adolescentes com 15 anos incompletos também devem ser vacinados. A Caderneta de Vacinação ou outro comprovante da situação dos jovens deve ser apresentado.

O gerente regional de saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Diogo Copetti, salienta que o Sul do estado recebeu 15 mil doses a mais para atender a população. “Mão há uma meta nesta campanha, mas que todos tenham a vacinação regularizada”, diz.

A orientação do Ministério da Saúde aos estados e municípios é que as salas de vacinação permaneçam em atividade durante todo o sábado, no entanto, os horários de funcionamento ficam a cargo dos gestores locais de saúde e podem variar de uma cidade para outra. O objetivo do Dia D é dar mais uma oportunidade aos pais e responsáveis de garantirem a proteção das crianças e adolescentes.

A expectativa é que o sábado de vacinação envolva mais de 350 mil profissionais de saúde em todo o país, além de 42 mil veículos, entre terrestres e fluviais, que irão assegurar a vacinação em locais de difícil acesso.

A campanha segue até o dia 30 de setembro e busca mobilizar os pais a levarem os filhos para atualizar o cartão de vacinação.

O Ministério da Saúde destinou aos estados 19,2 milhões de unidades extras de 14 vacinas. Ao todo, foram enviadas às unidades da federação 26,8 milhões de doses, que servem tanto para a vacinação de rotina do mês de setembro (7,6 milhões) quanto para a campanha (19,2 milhões).

Com a campanha de vacinação, o Ministério espera a redução das doenças imunopreveníveis no país e diminuir o abandono à vacinação. Como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada.

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.