Empresários vêm recuperando confiança e intenção de consumo melhora

ICEC, ICF e PEIC trazem uma radiografia do setor do comércio no final do ano em Santa Catarina

Foto: divulgação
- PUBLICIDADE -

Cautela será a palavra de ordem no comércio para os próximos meses. Segundo os indicadores econômicos analisados mensalmente pela Fecomércio SC, dezembro registrou números positivos, mas ainda longe do ideal para a retomada econômica. Os números confirmam que empresários e consumidores, apesar de cautelosos, estão otimista a longo prazo.

“Apesar de não atingirmos números expressivos a perspectiva de consumo, quando comparada ao ano anterior, aumentou motivada pela estabilização do emprego e da renda no estado que teve sua queda suavizada”, avalia o presidente da entidade, Bruno Breithaupt. O empresário ainda alerta para a necessidade que o pacote econômico que vem sendo colocado em prática, através das medidas anunciadas pelo governo federal, tenha a capacidade de conduzir a retomada econômica.

- PUBLICIDADE -

“O momento atual é de reequilibrar a economia, a fim de tornar viável um próximo período de crescimento econômico. Para tanto, a aplicação de medidas que tornam o gasto público mais responsável e a reestruturação do ambiente de negócios, com menos burocracia e custos reduzidos são imprescindíveis para a realização dessa tarefa”, pontua Breithaupt.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de dezembro manteve sua trajetória de alta, pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 107,2 pontos, em uma escala que vai de 0 a 200. O indicador registrou uma variação anual de 19,4%, permanecendo em um patamar positivo, indicando possibilidades em investimentos e de incremento nas vendas a longo prazo, diante de possíveis definições econômicas e políticas, por outro lado, aponta para manutenção da prudência em investimentos e contratações.

O estudo revela a percepção do empresário do setor em relação às condições atuais da economia, expectativa em relação a investimentos, contratação de funcionários e aquisição de estoque.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Jéssica Pereira
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.